Febre Reumática
A febre reumática é uma doença inflamatória aguda, multissistêmica, imediada pelo sistema imunológico que ocorre algumas semanas após um episódio de faringite por estreptococos do grupo A. A conseqüência mais importante da FR é a deformidade crônica das valvas, caracterizada principalmente pela doença valvular fibrótica deformante ( particularmente estenose mitral), que produz disfunção permanente e problemas cardíacos graves, às vezes fatais, décadas mais tardes.
Durante a febre reumática aguda, observam-se lesões inflamatórias focais em vários tecidos. Tais lesões são mais peculiares no interior do coração, consistem em focos de colágeno eosinofílico, tumefeito rodeado por linfócitos. O início dos sintomas 2 a 3 semanas após infecção e a ausência de estreptococos nas lesões corrobaram a idéia de que a FR resulta de uma resposta imune contra as bactérias responsáveis pela infecção.
As seqüelas crônicas resultam da fibrose progressiva decorrente tanto da cicatrização das lesões inflamatórias agudas quanto da turbulência induzida pelas deformidades alveolares.
Comentários
Postar um comentário