Degeneração Mixomatosa
A degeneração mixomatosa (prolapso da valva mitral) é a anormalidade valvar mais comum do coração, afetando 5 a 10% da população mundial.
A válvula mitral normal compõe-se em dois finos folhetos localizados entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Estes folhetos ligam-se à parede interna do ventrículo esquerdo por uma série de feixes tendinosos.
Quando o ventrículo se contrai, os folhetos da válvula mitral se ajustam perfeitamente, prevenindo o refluxo de sangue do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo. Quando os ventrículos se relaxam as válvulas se abrem permitindo que o sangue oxigenado dos pulmões encha o ventrículo esquerdo.
Nos pacientes com Prolapso da Válvula Mitral o aparelho mitral é acometido por um processo chamado degeneração mixomatosa, onde a estrutura protéica do colágeno, o tecido que compõe as valvas, leva ao espessamento, alargamento e redundância dos folhetos e cordoalhas.
Quando o ventrículo se contrai, os folhetos redundantes projetam-se (prolapsam) para o átrio esquerdo, chegando às vezes a permitir a regurgitação do sangue para dentro do átrio esquerdo. Quando importante, a regurgitação mitral pode levar a insuficiência cardíaca e a anormalidades do ritmo do coração.
A valva mitral uma ou ambas das cúspides ficam aumentadas, mixomatosas e flácidas,elas se abaulam de volta(prolongam-se) para dentro do átrio esquerdo durante a sístole, causando estalidos e regurgitação mesossistálicos.
Prolapso da válvula mitral e degeneração mixomatosa são a mesma coisa ?
ResponderExcluirO prolapso da valva mitral é enfermidade que apresenta uma série de definições. A degeneração mixomatosa seria apenas uma dessa série de definições. É uma alteração anatômica da valva mitral, que é associada frequentemente ao prolapso e é decorrente da alteração do colágeno, que faz a valva ficar mais grossa e com movimento anormal durante a contração do coração.
ResponderExcluirA degeneração mixomatosa é hereditária?
ResponderExcluirBoa noite. Algumas referências nos trazem sim, ser de caráter hereditário, outras no entanto ainda justificam ser de causa idiopática, outras de etiologia desconhecida. Porém sabemos sim que o prolapso valvar mitral tem herança autossômica dominante, que causa anormalidade morfológica do aparelho valvar mitral, incluindo o aumento do espessamento e uma redundância dos folhetos, alongamento das cordoalhas tendíneas e intrusão dos folhetos para dentro do átrio esquerdo.
ExcluirLembrando também que existem outras condições para que o mesmo ocorra como outro eventos e patologias que podem desencadear tal processo.
ExcluirOlá descobri a poucos dias q tenho prolapso ...sinto falta de ar acordo desesperado na madrugada com isso ..parece q vou morrer é normal isso oq e faço?
ResponderExcluirQuando diagnosticado, é até muito comum que as pessoas se surpreendam ao saber que elas têm um problema cardíaco.
ExcluirQuando os sinais e sintomas ocorrem, pode ser devido a um vazamento de sangue para a parte superior do coração por meio da válvula, num movimento chamado de regurgitação. Os sinais e sintomas do prolapso da válvula mitral pode variar muito de uma pessoa para outra. Eles tendem a ser leves e se desenvolver gradualmente. Eles costumam incluir:
Arritmia cardíaca
Tonturas ou vertigens
Dificuldade para respirar ou falta de ar, muitas vezes, quando deitado ou durante alguma atividade física
Fadiga.
De qualquer modo, indico que faça seu acompanhamento correto e relate seus sintomas ao seu médico, para uma profilaxia e tratamento corretos. Porque sintomas apesar de padrões sempre variam de paciente para paciente.