Coffito e Crefitos debatem atuação conjunta em defesa da fisioterapia e terapia ocupacional
 Autor: Lúcia Passafaro Peres
 Fonte: Crefito-3
Representantes do Coffito e dos Crefitos estiveram reunidos durante a sexta-feira o e sábado (4 e 5 de agosto), na sede do Crefito-3, para discutir sobre o exercício profissional dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Estágios, abertura de cursos, exame de suficiência e resoluções foram alguns dos temas discutidos. Durante o evento, os participantes também conheceram o Webgov, sistema informatizado de gerenciamento adotado pelo Crefito-3, e a futura sede do Conselho.
O presidente do Coffito, Dr. José Euclides Poubel e Silva, abriu a reunião, defendendo uma participação maior dos conselhos nos sindicatos e em entidades ligadas à fisioterapia e à terapia ocupacional. Outro ponto abordado pelo presidente foram as resoluções editadas pelo Coffito, como a que lhe atribui a função de reconhecer especializações profissionais, chancelar cursos, emitir certificados de qualidade de ensino e registros profissionais de títulos de especialista. O presidente do Crefito-3, Prof. Dr. Gil Lúcio Almeida, disse discordar da resolução que dá poderes para reconhecer cursos, explicando que a chancela de cursos ultrapassa os limites das atividades atribuídas aos conselhos. 'Nossa função é fiscalizar. Reconhecer cursos é função do Ministério da Educação', ressaltou o presidente.
Grande parte dos presentes considerou a reunião produtiva. A presidente do Crefito-2, Dra. Rita de Cássia Garcia Vereza, disse que o fato de os Crefitos já terem se reunido duas vezes antes fez com que a reunião com o Coffito ficasse mais objetiva. O presidente do Crefito-11, Dr. Eduardo Olívio Ravagni Nicolini, também concordou que os dois encontros realizados entre os Crefitos contribuíram para que a reunião fosse mais harmônica e amadurecida. 'A reunião foi produtiva porque demonstrou como ações conjuntas do sistema (Coffito/Crefitos) resultam em ações concretas. Juntos podemos configurar uma plataforma comum em prol de uma defesa da categoria que representamos', disse Dr. Eduardo.
Segundo o presidente do Coffito, o encontro foi muito agradável. Disse que essa reunião teve um diferencial, pois foi caracterizada por uma forma aberta de resolver os problemas. Também elogiou o trabalho realizado pelo Crefito-3 no Estado de São Paulo, pela maturidade e seriedade e pela velocidade com que os resultados estão sendo obtidos.
Participaram da reunião:
Coffito:
Dr. José Euclides Poubel e Silva (presidente)
Dra. Francisca Rêgo Oliveira de Araújo (diretora-secretária)
Dr. Alexandre Doval da Costa (conselheiro efetivo)
Dr. Fernando Pierette Ferrari (conselheiro efetivo)
Crefito-1: Dr. Eliano de Freitas Pessoa (presidente)
Crefito-2: Dra. Rita de Cássia Garcia Vereza (presidente)
Crefito-3: Dr. Gil Lúcio Almeida (presidente)
Crefito-5: Dr. Jadir Camargo Lemos (vice-presidente)
Crefito-6: Dr. Ricardo Lotif Araújo (presidente)
Crefito-7: Dr. José Roberto Borges dos Santos (presidente)
Crefito-8: Dr. Roberto Mattar Cepeda (presidente)
Crefito-9: Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva (presidente)
Crefito-10: Dr. Paulo Luís Crocomo (presidente)
Crefito-11: Dr. Eduardo Olívio Ravagni Nicolini (presidente)
Crefito-12: Dra. Leny Silene de Freitas Castro (presidente)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hérnia de Disco x Protusão Discal

Paralisia Facial

O que são DST's? Doenças Sexualmente Transmissíveis.